terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dia da rainha do Mar...Yemanjá!!


Dois de fevereiro é dia de Yemanjá...mãe de ORIXÁS OGUM, XANGÔ, OBÁ, OXOSSI e OXUM nossa rainha do mar, rege a maternidade, e é a mãe dos peixes que representam fecundidade.

A Bahia é cheia de superstições, bouuuas energias e pensamentos positivos... Assim como o dia do senhor do Bonfim o dia da nossa Rainha do mar é uma união do profano e o sagarado, é um dia único, mágico, intenso e vangloriado por nós baianos!!

Jogar flores, perfumes e produtos de beleza para Yemanjá não é um mero ritual, é sim um credo que nos acompanha desde sempre e para sempre, é mais do que uma educação cultural, é uma forma de agradecer a sua proteção, os pedidos atendidos (movidos pela fé) e a energia que emana...

À deusa das águas recorrem as mulheres que não conseguem engravidar. Porque é Iemanjá quem controla a fertilidade, simbolizada em seu corpo robusto, forte, em seus seios volumosos e na aparência sensual.

Qualidades, aliás, de todas as suas filhas, que se revelam excelentes como donas de casa, educadoras e mães. Não perdoam facilmente, quando ofendidas. São possessivas e muito ciumentas. Embora se mostrem tranqüilas a maioria do tempo, podem se tornar verdadeiras feras quando perdem a paciência.

Suas cores são o branco e o azul. As oferendas a Iemanjá constam de flores de cor branca – rosas, cravos, lírios, palmas-de-santa-rita – perfumes, moedas de niquel, sabonete pequeno e outros agrados, que são deixados na praia, junto do mar, ou colocados num barquinho, que é solto nas ondas. A bebida das obrigações é champanhe, freqüentemente democratizada como cidra espumante.

Salvador acordou em festa, fervendo... E não podia ser diferente, porque essa cidade inspira proteção, alegria, energia positiva!!

Já, já eu também vou fazer meus agradecimentos por esse ano incrível para minha mãe, rainha do mar e assim oferecer o que ela mais gosta, para ficar ainda mais bela e perfumada!!

Nenhum comentário: